Tensões de Risco Político Intensificadas Desafiam Investidores Estrangeiros e Empresas Multinacionais
Mapa de Risco Político 2016
Na última década, as organizações multinacionais assumiram uma expansão internacional sem precedentes, deixando-as expostas a uma crescente variedade de riscos de crédito global e riscos políticos. E estes riscos – incluindo o terrorismo e violência política, conflitos armados, movimentos políticos antissistema cada vez mais poderosos, a ameaça da recessão global e os preços, persistentemente, baixos de mercadorias – continuam a crescer.
Os profissionais de risco das multinacionais devem agora estar preparados para praticamente qualquer tipo de ameaça de risco político ou económico em mercados desenvolvidos ou em desenvolvimento.
Baseando-se em dados e no conhecimento da BMI Research, a principal fonte de análise independente de risco político, macroeconómico, financeiro e industrial, o Mapa de Risco Político 2016 da Marsh apresenta uma visão global dos problemas que as organizações multinacionais e os investidores enfrentam.
De acordo com o relatório, os principais riscos políticos que as organizações e os investidores irão enfrentar durante o próximo ano incluem:
- O terrorismo e o conflito intensificado no Médio Oriente.
- As dificuldades das economias emergentes.
- As eleições de 2016 nos Estados Unidos da América.
- Partidos antissistema na Europa.
- A queda contínua dos preços de mercadorias.
- A sucessão de riscos.
- Centralização vs. federalismo.
- Rivalidades entre nações líderes.